Gestão de Carteiras

Sua vida financeira está organizada? Veja como escolher um planejador financeiro

Nós da Smartbrain preparamos uma série de posts sobre o que investidores como você devem verificar na hora de escolher profissionais de investimentos.


Investidor, este é o terceiro post da série sobre como escolher profissionais de investimentos da Smartbrain e agora vamos tratar dos aspectos que você precisa levar em consideração para contratar um bom planejador financeiro. Ele pode ser seu aliado na gestão de diversas áreas da sua vida financeira.

O planejador financeiro tem uma atuação abrangente. A principal missão deste profissional é ajudar uma pessoa ou uma família na organização do seu orçamento, verificando as oportunidades de aumento de receitas e de diminuição de despesas. No dia a dia, ele orienta sobre a administração de gastos, mudanças nos hábitos de consumo e auxilia na reestruturação de dívidas com bancos, cartões de crédito ou outras.

Essencialmente, este profissional trabalha para que as pessoas tenham disciplina e consigam aumentar a capacidade de poupança para colocarem em prática seus projetos de vida. Adicionalmente, o planejador pode dar orientações sobre as alternativas de investimento disponíveis. Além disso, a gestão de bens patrimoniais, seguros, aposentadoria e planejamento fiscal e sucessório fazem parte do escopo de atendimento.

Como iniciar essa busca por um planejador financeiro

No Brasil, a profissão de planejador financeiro está em plena expansão. Segundo a Planejar - Associação Brasileira de Planejadores Financeiros, já são mais de 3.600 profissionais no mercado. Há planejadores que atuam de forma independente e atendem os variados perfis de clientes e também aqueles que trabalham em instituições financeiras.

Nesta área, as certificações não são obrigatórias, mas consideradas selos de qualificação destes profissionais. No Brasil, a Planejar é a única entidade afiliada ao Financial Planning Standards Board (FPSB), sediada nos Estados Unidos e habilitada a conceder a certificação CFP® (Certified Financial Planner). Os planejadores com CFP® têm curso superior e no mínimo três anos de experiência comprovada em instituições financeiras em atividades de contato direto com pessoas físicas. Para obterem a certificação, é preciso passar por um rigoroso exame de avaliação técnica que envolve questões sobre orçamento, gestão de ativos e investimentos, gerenciamento de riscos e seguros e planejamento fiscal e sucessório. Além disso, é necessário aderir a um código de ética. Para manter a certificação CFP® ao longo do tempo, os profissionais devem participar de um programa de educação continuada, ou seja, precisam estar sempre atualizados.

Outra certificação chamada CFA (Chartered Financial Analyst), emitida pelo CFA Institute, órgão que também tem sede nos Estados Unidos, reconhece profissionais com alto nível de conhecimento em finanças. Embora seja direcionada para a atuação de analistas econômicos e de investimentos, também é uma boa chancela de planejadores altamente qualificados.

Um aspecto importante que você deve saber é que os planejadores não precisam ter necessariamente autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para fazerem atendimentos. No entanto, há aqueles que acumulam a atuação como agentes autônomos, trabalhando na rede de distribuição de investimentos, ou de consultores, recomendando aplicações e, nestes casos, precisam ter registros específicos na CVM para exercerem estas outras funções.

Serviço e remuneração do planejador financeiro

Busque se informar claramente sobre o serviço que o planejador financeiro irá te oferecer. Veja como ele fará a assessoria, se é um diagnóstico das suas finanças e do seu orçamento, se é um plano específico ou um serviço contínuo e como irá cobrar pelo atendimento. Transparência é fundamental.

São vários os modelos de remuneração neste mercado. Existem planejadores que cobram por horas de atendimento, levando em consideração a abrangência e o nível de complexidade da assessoria que será prestada.

Algumas empresas de planejamento financeiro oferecem pacotes mensais ou anuais, com valores que variam de acordo com o escopo dos serviços. Por exemplo, um plano específico para reestruturação de dívidas e formação de reserva de emergência, o planejamento para a aquisição de um imóvel ou a elaboração de uma estratégia para aposentadoria.

A relação que você terá com o seu planejador financeiro deve ser bastante estreita e de confiança. Isso porque será necessário compartilhar com ele diversos aspectos da sua vida financeira, você terá que detalhar os seus hábitos de consumo e anseios para ele consiga fazer uma análise completa da sua situação. Somente a partir desse diagnóstico, ele terá condições de te auxiliar na organização do orçamento e traçar um plano estratégico para que você atinja seus objetivos.

A melhor forma de encontrar este profissional é no site da Planejar. Lá você terá acesso à uma relação completa de profissionais certificados, classificados por nome, localização, validade dos certificados e perfis de atuação. Ao pesquisar, sugerimos que marque conversas prévias com alguns profissionais. Amigos ou familiares que já contaram com esse tipo de serviço também são boas fontes de informações. Verifique se o planejador possui, de fato, a capacitação técnica para dar conta das suas necessidades específicas – problemas financeiros a solucionar e projetos de vida. É essencial ter muita afinidade com o seu planejador!


Continue acompanhando o blog da Smartbrain!


Leia os outros posts da série:

Como escolher um consultor de investimentos?

Como escolher um agente autônomo de investimentos?

Nova call to action

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.