Renda Fixa

Um título do Tesouro com três preços diferentes: como isso é possível ?

No dia a dia, assessores de investimentos tem uma dúvida: por que os títulos do Tesouro podem ter diferentes precificações?


“Como um título do Tesouro pode ter três preços diferentes?” Temos visto aqui na SmartBrain com muitos de nossos clientes que esta é uma das dúvidas mais frequentes.

De fato, um título do Tesouro como uma NTN-B pode ter preços diferentes e isto acontece em função de onde e como o ativo é negociado.
A dinâmica de precificação dos títulos públicos é diferente do que ocorre com as ações que são negociadas em um único ambiente organizado que é a bolsa de valores.

Veja abaixo que os títulos do Tesouro podem ter três preços diferentes, dependendo de como são negociados:

  1. Via Tesouro Direto – os preços praticados na plataforma online do Tesouro Nacional, acessada por investidores pessoas físicas.
  2. Via Mercado secundário – Onde as negociações de grandes lotes de títulos são feitas no mercado secundário, em bancos e corretoras. Neste caso, os preços de referência são divulgados pela Associação Brasileira dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
  3. Via título comprado no mercado secundário e que será mantido até o vencimento – Situação na qual os investidores levam o título nas taxas que compraram até o seu vencimento. Ou seja, trata-se do preço na curva, considerando o título indo para o vencimento, ao valor contratado na emissão.

No exemplo abaixo, observe os três preços de um título público. Como você poderá notar, há diferenças consideráveis.

Vamos considerar uma NTN-B com vencimento em 15/05/2015. Neste caso, analisaremos a rentabilidade no período entre 30/12/2016 até 20/07/2018:

título-do-Tesouro

Para ficar mais claro, observe no gráfico as discrepâncias:

assessores-de-investimentos

Análise correta

Portanto, ao analisar os extratos de investimentos dos seus clientes, você precisa saber exatamente como estão precificados os títulos do Tesouro.
Dependendo do tipo de precificação, serão gerados impactos diferenciados nos resultados das carteiras de investimentos.
Estudar como os ativos estão precificados evitará distorções nas suas análises e nas informações prestadas aos seus clientes!

Continue acompanhando o blog da SmartBrain, traremos mais informações e novidades para ajudar no dia a dia de assessores de investimentos como você!
Você pode gostar também dos seguintes posts:

Rentabilidade: você consegue demonstrar de maneira correta?

Por que optar por uma plataforma de consolidação de investimentos para sua empresa

Nova call to action

 

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.