Renda Variável

A importância do Gross Up nos fundos imobiliários

Veja a importância de calcular o Gross Up nos fundos imobiliários (FIIs) e o efeito na rentabilidade dos seus investimentos.


Para fundos de investimentos imobiliários (FIIs), o cálculo do Gross Up deve ser feito somente sobre os rendimentos distribuídos, isto é, os aluguéis, que são isentos. Dessa forma, não se aplica o Gross Up nas variações diárias das cotas.

O Gross Up cria um “imposto virtual” sobre o ganho de capital do ativo isento, transformando-o em valor bruto para colocá-lo na mesma base de comparação com uma aplicação tributada. É uma metodologia assertiva que ajuda tanto os investidores quanto os assessores financeiros a fazerem melhores escolhas e terem estratégias de investimentos mais eficientes.

O cálculo do Gross Up é bastante importante para o acompanhamento do desempenho das carteiras de investimentos. No dia a dia, as análises precisam ser feitas com critério, pois em um portfólio com diversos títulos e produtos tributados e não tributados, cálculos errados podem causar distorções nas rentabilidades, levando a decisões equivocadas.

O acompanhamento de uma carteira baseado na rentabilidade bruta torna os investimentos comparáveis entre si. Somente com o Gross Up, é possível comparar FIIs com aplicações tributadas e controlar a carteira com precisão.

A importância de calcular o Gross Up sobre os rendimentos dos FIIs

Temos como exemplo dois fundos imobiliários com cotas negociadas na Bolsa, o KNCR11, o Kinea Rendimentos Imobiliários e o BBPO11, BB Progressivo II de Investimento Imobiliário e suas rentabilidades em determinados períodos. Ambos têm como objetivo a geração de renda através da locação de lajes corporativas.

KNCR11
Rentabilidade Ajustada com Gross Up
Mês de Abril Acumulada no ano 12 meses
0,22% 1,18% 7,95%
Rentabilidade Ajustada sem Gross Up
Mês de Abril Acumulada no Ano 12 meses
0,13% 0,82% 6,69%

BBPO11
Rentabilidade Ajustada com Gross Up
Mês de Abril Acumulada no ano 12 meses
1,64% 4,54% 5,89%
Rentabilidade Ajustada sem Gross Up
Mês de Abril Acumulada no Ano 12 meses
1,51% 4,00% 4,24%

 

É importante saber que, quando um fundo imobiliário faz distribuições de rendimentos mais frequentes ou quando esses pagamentos são elevados, o efeito do Gross Up é ainda maior.  

Por conta disso, as rentabilidades em períodos mais longos mostram o impacto maior do cálculo do tributo virtual. Em geral, os FIIs fazem pagamentos de rendimentos mensais.

Controle diário da carteira de investimentos

Para monitorar as rentabilidades das aplicações isentas e de uma carteira é preciso calcular o Gross Up diariamente. Muitos investidores e agentes do mercado ainda usam o Excel ou a calculadora financeira para efetuar esses cálculos. Uma plataforma que faça esse cálculo automático, pode trazer muito mais eficiência às suas análises.

 

Nova call to action

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.