Em um post anterior, explicamos que no caso dos fundos de investimentos imobiliários (FIIs), o cálculo do Gross Up deve ser feito somente sobre os rendimentos distribuídos, isto é, os aluguéis, que são isentos.

Portanto, não se aplica o Gross Up nas variações diárias das cotas.

O Gross Up cria um “imposto virtual” sobre o ganho de capital do ativo isento, transformando-o em valor bruto para colocá-lo na mesma base de comparação com uma aplicação tributada.

Ou seja, o Gross Up é uma metodologia assertiva que ajuda tanto os investidores quanto os profissionais– assessores financeiros, consultores de investimentos e gestores de patrimônio, a fazerem melhores escolhas e terem estratégias de investimentos mais eficientes.

O cálculo do Gross Up é bastante importante para o acompanhamento do desempenho das carteiras de investimentos. No dia a dia, as análises precisam ser feitas com critério, pois em um portfólio com diversos títulos e produtos tributados e não tributados, cálculos errados podem causar distorções nas rentabilidades, levando a decisões equivocadas.

O acompanhamento de uma carteira baseado na rentabilidade bruta torna os investimentos comparáveis entre si. Portanto, somente com o Gross Up, é possível comparar FIIs com aplicações tributadas e controlar a carteira com precisão.

Veja a importância de calcular o Gross Up sobre os rendimentos dos fundos imobiliários (FIIs) e o efeito nas rentabilidades:

Apresentaremos como exemplos dois fundos imobiliários com cotas negociadas na Bolsa: o KNCR11, o Kinea Rendimentos Imobiliários e o BBPO11, BB Progressivo II de Investimento Imobiliário. Ambos têm como objetivo a geração de renda através da locação de lajes corporativas.

KNCR11
Rentabilidade Ajustada com Gross Up
Mês de Abril Acumulada no ano 12 meses
0,22% 1,18% 7,95%
Rentabilidade Ajustada sem Gross Up
Mês de Abril Acumulada no Ano 12 meses
0,13% 0,82% 6,69%
BBPO11
Rentabilidade Ajustada com Gross Up
Mês de Abril Acumulada no ano 12 meses
1,64% 4,54% 5,89%
Rentabilidade Ajustada sem Gross Up
Mês de Abril Acumulada no Ano 12 meses
1,51% 4,00% 4,24%

É muito importante você saber que, quando um fundo imobiliário faz distribuições de rendimentos mais frequentes ou quando esses pagamentos são elevados, o efeito do Gross Up é ainda maior.  

Por conta disso, as rentabilidades em períodos mais longos mostram o impacto maior do cálculo do tributo virtual. Em geral, os FIIs fazem pagamentos de rendimentos mensais.

Controle diário da carteira de investimentos

Para monitorar as rentabilidades das aplicações isentas e de uma carteira é preciso calcular o Gross Up diariamente. Muitos investidores e agentes do mercado ainda usam o Excel ou a calculadora financeira para efetuar esses cálculos. Isso leva muito tempo e todo esse processo de copiar e digitar os dados pode levar a erros.

Mas, hoje existe no mercado um sistema que calcula o Gross Up dos ativos isentos automaticamente. Continue acompanhando o Blog da SmartBrain e controle seus investimentos com eficiência!