Gestão de Carteiras

Por que consolidar a carteira de investimentos dos seus clientes?

Precisão de cálculos, fidelização de clientes, customização de relatórios e rapidez na tomada de decisão são alguns fatores que fazem da consolidação de investimentos uma prática necessária para profissionais de investimentos.


Nos últimos anos, o número de investidores cresceu, assim como aumentou a pulverização de alocação de capital entre diversas instituições. Tais fatores fizeram com que fosse imprescindível realizar a consolidação de carteiras de investimentos, através de assessores e gestores ou pelos próprios investidores. 

Dessa forma, para uma consultoria ou gestora de investimentos, o trabalho de monitorar todos os ativos de seus clientes em diversas instituições, pode ser um trabalho árduo e que, eventualmente, caso não feito com uma plataforma profissional, pode gerar erros, sejam eles de digitação ou até de cotização.

Confira a seguir as vantagens de agregar um consolidador profissional em sua gestão:

  • Organização e Controle

No dia a dia de profissionais de investimentos, existem tarefas recorrentes, como a análise de carteiras para vários clientes e a gestão interna da consultoria. Tais tarefas, caso feitas de forma manual, podem ser muito trabalhosas, exigindo muito tempo dos gestores. 

A fim de realizar uma gestão organizada, ter um consolidador profissional permite que seja possível visualizar a carteira do cliente de forma unificada, ou seja, caso ele possua ativos em diferentes instituições, é possível reunir as informações em apenas um local. Desse modo, o gestor tem mais controle dos ativos de forma simplificada, demonstrando onde estão localizados e qual é sua posição total, facilitando na hora de realizar operações.  

Ademais, a comparação entre carteiras e/ou ativos pode ser feita a partir dessa ferramenta, permitindo que seja apresentado aos clientes a melhor estratégia para aquele momento ou a melhor escolha de ativo para determinado cenário.

  • Otimização de tempo e prevenção de erros 

Com a utilização do consolidador, o processo de importar o portfólio do cliente é feito de forma automatizada. Esta tarefa pode economizar tempo e prevenir possíveis erros, como por exemplo, erros de cotização ou precificação dos ativos de modo errôneo. Um consolidador eficiente utiliza bases de dados confiáveis, como Anbima e B3, para os cálculos das carteiras e os próximos eventos dos ativos.  

Diante disso, os cálculos permitem apresentações de diversas informações e dados históricos, possibilitando a visualização e a análise mais clara e eficiente daquele ativo. 

O tempo que seria anteriormente destinado ao processo de importação da carteira manualmente pode ser disponibilizado aos clientes, para análise de carteiras, sugestão de novas estratégias e até investir mais tempo na divulgação de seus serviços.  

  •  Apresentação 

Decorrente da organização, a consolidação permite a apresentação ao cliente das informações de forma simples e concreta, exibindo gráficos, rentabilidade, risco e liquidez da carteira, além de ser web e mobile. 

 

mockup-advisor-enterprise

 Aliado a isso, com a utilização dessa ferramenta, é possível realizar a entrega de relatórios e extratos para usuários, de acordo com a periodização exigida e personalizada com sua identidade visual.  

A fim de controlar a exibição das carteiras e apresentar os resultados da melhor forma, essa ferramenta é ideal para minimizar o trabalho manual de montagem de relatório, além de promover mais profissionalismo aos seus extratos. 

  •  Suitability 

Questionários de Suitability possibilitam que o gestor tenha um atendimento mais próximo e personalizado com o cliente, além de aumentar a eficiência no processo de monitoramento de risco das carteiras.  

Cada cliente possui um perfil de investimento, podendo ser mais agressivo ou conservador, para que você tenha mais informações sobre os objetivos de cada cliente, é importante criar questionários personalizados para determinar qual perfil de investidor é o mais adequado, e com isso, desenvolver as melhores estratégias e apresentando os resultados.  

  • Segurança dos dados

Além do consolidador ser essencial no processo de análise e organização de carteiras, traz consigo a funcionalidade de exibição dos resultados de forma personalizada aos usuários, com a sua identidade visual. 

Além disso, é necessário escolher um consolidador que faça o tratamento dos seus dados de maneira completamente segura, como é o caso da Smartbrain. 

Sobre a Smartbrain

É a mais completa plataforma de consolidação e gestão de investimentos para profissionais do mercado entre eles: gestores de patrimônio, family offices, consultores de investimentos, corretoras, distribuídoras e plataformas de investimentos.

Conheça as soluções da Smartbrain para realizar uma gestão completa das carteiras de seus clientes.

Nova call to action

 

Similar posts

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.