Wirna Arruda
por Wirna Arruda em 22 Junho 2021

Junho sem dúvida está sendo um mês intenso na  bolsa de valores no Brasil. Afinal, o Ibovespa, principal indicador da performance de ações listadas na B3, bateu recorde atrás de recorde e superou os 130 mil pontos, marca inédita para o índice. No início do mês, o Ibovespa chegou a fechar em alta por oito dias seguidos, mesmo com a pandemia ainda não controlada no país.

Cassio Bariani CFP®
por Cassio Bariani CFP®
em 01 Junho 2021

Sem dúvida, 2021 está sendo um ano de muitos avanços no sistema financeiro no Brasil e no mundo. O surgimento de diversas fintechs e regulamentações mais abertas tornaram possível - e ágil- o que antes era reservado para apenas um nicho dos investidores: comprar ações internacionais.

Henrique Garcia
por Henrique Garcia
em 26 Maio 2021

O mercado financeiro do Brasil em 2020 viveu momentos turbulentos. A pandemia de Covid-19 chegou ao país e, com ela, medidas de lockdown e redução da atividade econômica. Mas, mesmo diante de um cenário um tanto quanto desafiador, para o mercado financeiro, foi um ano repleto de IPOs - initial public offerings , com 26 novas empresas abrindo o capital e estreando na bolsa de valores de São Paulo, a B3.

Daniela Rocha
por Daniela Rocha
em 01 Abril 2021

Existem diferentes métodos de análises de ações, que são adequados para cada estilo ou estratégia de investimentos.

Daniela Rocha
por Daniela Rocha
em 30 Março 2021

 

A Covid-19 causou muitos impactos negativos na economia, mas alguns setores e empresas se mostram mais resistentes e têm conseguido, de certa forma, se descolar. Por exemplo, as vendas do e-commerce que já eram uma tendência e vinham crescendo no país de forma geral, deram um salto na pandemia.

Daniela Rocha
por Daniela Rocha
em 25 Março 2021

Você sabia que é possível criar junto com seus amigos ou familiares um clube de investimentos? Você também pode pesquisar e procurar se unir a algum grupo de investidores que já atua nessa modalidade.

Daniela Rocha
por Daniela Rocha
em 04 Março 2021

Você investe em ações? Pretende entrar na Bolsa?

Hoje, há grande fluxo de novos investidores para a Bolsa, assim como mais alternativas de empresas listadas. Estamos diante de um novo boom de IPOs (ofertas iniciais de ações), além um número crescente de BDRs, títulos emitidos no Brasil que representam ações de companhias listadas em bolsas no exterior.

Daniela Rocha
por Daniela Rocha
em 01 Dezembro 2020

 

O ano de 2020 sido um ano bastante atípico em relação ao perfil dos investidores na Bolsa. Enquanto o fluxo de pessoas físicas segue positivo - ao contrário do que aconteceu em outros momentos de crise e alta volatilidade no mercado, os investidores estrangeiros continuam com posição vendedora, apesar da maior procura no último mês.

Cassio Bariani CFP®
por Cassio Bariani CFP®
em 12 Novembro 2020

Na Bolsa, o setor de commodities é um dos que costumam ter maior volatilidade.

Diversas variáveis afetam os resultados das companhias produtoras de commodities - a dinâmica entre oferta e demanda, o nível de atividade econômica, os custos de produção e logísticos, as questões políticas, o câmbio - e as crises que surgem.  

Daniela Rocha
por Daniela Rocha
em 08 Outubro 2020

Diversificar bem a carteira é distribuir o dinheiro entre diversos tipos de ativos no mercado brasileiro e no exterior. Com a queda da taxa de juros e a desvalorização do real, a diversificação geográfica dos investimentos está ganhando cada vez mais impulso.

Daniela Rocha
por Daniela Rocha
em 25 Setembro 2020

O ano de 2020 está surpreendendo pelo número de IPOs – ofertas iniciais de ações na Bolsa. Até o dia 17 de setembro, foram 13 aberturas de capital de companhias de variados setores e há uma fila com dezenas de empresas com propostas de ofertas sendo analisadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Assim, muita gente está perguntando se será superado o recorde de 2007, quando 64 empresas lançaram suas ações.

Daniela Rocha
por Daniela Rocha
em 15 Setembro 2020

Depois de ter caído 45,03% e atingido o seu pior momento da crise da covid-19 no dia 23 de março, a Bolsa entrou em uma trajetória acelerada de recuperação. 

Esse movimento rápido de retomada trouxe à tona o debate de que a Bolsa já estaria cara e até fez com que alguns agentes levantassem a hipótese de que estaria caminhando para uma bolha, mas para outros tantos, estaria muito longe disso. 

Henrique Garcia
por Henrique Garcia
em 10 Setembro 2020

Na nova realidade de juros baixos no país e a queda do retorno das aplicações em renda fixa, as ações e seus dividendos figuram entre alternativas de diversificação dos investidores, com o objetivo de obterem maiores ganhos.

Daniela Rocha
por Daniela Rocha
em 04 Setembro 2020

Com os juros baixos, os fundos imobiliários ganham destaque. 

Hoje, já são cerca de um milhão de pessoas físicas que investem em FIIs. Para se ter uma ideia, houve um crescimento de quase 50% no número de investidores este ano até agora.  

Cassio Bariani CFP®
por Cassio Bariani CFP®
em 27 Agosto 2020

A Bolsa tem atraído cada vez mais investidores pessoas físicas. No período da pandemia, mais de 900 mil novos CPFs ingressaram no mercado e, hoje, já superam 2,8 milhões. O avanço no número de investidores foi de quase 130% em um ano.